terça-feira, 29 de março de 2011

A dieta perfeita para cada faixa etária!

Dieta da Idade!

Você sabia que ser organismo tem necessidades diferentes das outras pessoas, mas o que muitos não sabem, é que, principalmente as mulheres, tem características diferenciadas que devem ser levadas em conta além das especifidades de cada caso. Uma delas é a faixa etária onde ela se encontra.


Em cada fase da vida nós temos necessidades específicas e diferentes das demais. O que você precisa consumir quando é criança, não é a mesma coisa que necessita quando é um adolescente, por exemplo. E isso continua ao longo de sua vida. Uma dieta para uma mulher de 20 anos é completamente diferente para aquela que já entrou nos 40.

Para você ter um bom equilíbrio alimentar você deve consumir diariamente macronutrientes (carboidratos, proteínas e gorduras) e micronutrientes (vitaminas e minerais). Mas para isso você deve ter uma saúde equilibrada. Em cada período da vida essas necessidades básicas são diferenciadas, isso vai variar de acordo com o estado de saúde de cada pessoas, condições ambientais onde vivem e faixa etária em que se encontram.

Quanto mais novo você é mais energia será necessário para o funcionamento do corpo, e para isso o consumido de carboidratos é mais importante na época do crescimento. Já na idade inicial adulta você precisa muito mais de vitaminas e minerais para manter o equilíbrio hormonal que estará ocorrendo nessa fase de mudanças. E quando chega lá pelos 40 a reposição alimentar com cálcio, ferro e outros nutrientes são muito mais importantes do que consumir alimentos em forma de energia, pois elas irão se acumular como gordura, algo que não será saudável.

Até mais!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário